sábado, 23 de maio de 2009

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

Atualmente a tecnologia na área da educação é muito discutida, mas quando falamos de educação especial ela se torna quase obrigatória, uma vez que muitas pessoas dependem desse meio para ter acesso ao aprendizado e adquirir as competências básicas que são de direito de todo cidadão. Aliar tecnologia à educação especial é garantir o direito de acesso ao conhecimento, dando ao indivíduo uma chance de mostrar seu potencial como qualquer cidadão considerado 'normal' perante a sociedade.


  • Sinopse da tecnologia e educação


A tecnologia é uma ferramenta essencial no mundo, deixar os portadores de deficiência especial fora dessa, seria muito desumano, sabendo-se que principalmente a informática, domina todos os setores da vida. Por isto, torna-se um desafio para educação. De modo, que acreditam na possibilidade da inclusão tecnológica através do mecanismo. Pois desta forma favorece o desenvolvimento cognitivo e contribui para sua inserção na sociedade.


Os educadores de hoje tem que, estar aptos para oferecer condições às pessoas que apresentam qualquer tipo de deficiência, para que eles possam desenvolver suas habilidades e competências com adequação e segurança em diferentes ambientes.


O objetivo do trabalho de inclusão é expor através dos estudos realizados em diferentes locais, com diversas pessoas, o papel da tecnologia assistiva na inclusão digital dos deficientes.

Buscando encontrar meios tecnológicos que proporcionem a atenuação ou eliminação das dificuldades enfrentadas pelos mesmos.

http://www.youtube.com/watch?v=p7_6J5HrCIk

http://www.youtube.com/watch?v=LVvPilu5epU

http://www.youtube.com/watch?v=xhFcSM0hAlY&feature=related



APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um Movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. Nascida no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, na ocasião da chegada ao Brasil de Beatrice Bemis, procedente dos Estados Unidos, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma portadora de Síndrome de Down. No seu país, já havia participado da fundação de mais de duzentas e cinqüenta associações de pais e amigos; e admirava-se por não existir no Brasil, algo assim.


www.apaesalvador.org.br/


A Família precisa aceitar e respeitar essa criança. Só assim será possível à sociedade incluí-la.”


Depoimento


Acredito que o papel da minha família foi fundamental, apesar de ter outros irmãos nunca houve diferença.

Apesar de ser um jovem especial tenho uma vida bastante agitada , Trabalho pela manhã em um departamento de administração da Light, e revela com um grande ar de satisfação que seu chefe confia plenamente no seu trabalho, e já cumpre algumas tarefas no computador, à tarde vai a escola , faço academia há noite, além de tudo ainda tenho um tempinho para minha namorada hemily, com quem converso todas as noites por telefone.

Pai: Delfim é o ídolo que ele adora copiar.

Mãe: Angelina é o apoio afetivo nos raros momentos de crise, afinal Deco, carinhosamente chamado tem uma vida produtiva, que pode servir de exemplo a tantos outros que vivem a mesma situação.


Delfim Loureno

24 anos

Fonte: Revista Plenitude

Editora: Unipro

Nenhum comentário:

Postar um comentário